Sobre

HISTÓRICO E OBJETIVOS DA AMUNPAR

CRIAÇÃO DA AMUNPAR

                   A Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense nasceu da vontade dos prefeitos da época, em tornar a região mais unida e forte, tendo representatividade marcante. A AMUNPAR inicialmente foi constituída por 23 municípios e a primeira reunião foi realizada no gabinete do prefeito de Paranavaí, no dia 29 de maio de 1971, com a presença dos prefeitos Dionísio Assis Dal-Prá de Paranavaí, Abel Gonzales Rebola de Guairaçá, Oscar Fritche de Paraíso do Norte, João Alexandre de Tamboara, João Pereira dos Santos de Mirador, Armando de Lima Uchoa de Nova Esperança e Antonio Tortato de Paranacity. Nesta reunião pouca coisa se tratou e outra reunião foi marcada para o dia 04 de julho de 1971, no Salão Nobre do Paço Municipal de Paranavaí. Nesta reunião, foi aprovado o Estatuto da entidade e participaram os prefeitos Dionísio Assis Dal-Prá de Paranavaí, Hugo Accorsi de Loanda, Cezarino Tessaro de São Carlos do Ivaí, Leonídio Veltrini de São João do Caiuá, João Alexandre de Tamboara, José Batista Teixeira de Nova Aliança do Ivaí, Marcos Léo de Albuquerque Velozo de Santa Isabel do Ivaí, Oscar Fritche de Paraíso do Norte, Nelson Busato dos Santos de Amaporã, Abel Gonzáles Rebola de Guairaçá, Walcyr Gomes de Alto Paraná, Nelson Trizzi de Diamante do Norte, Ernesto Mazzotti de Marilena, João Salustiano de Mello de Itaúna do Sul e Paulo Líbano de Santa Cruz do Monte Castelo. Participaram ainda, o Deputado Wilson Fortes, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, o Deputado Federal Flávio Ettore Giovini e os representantes da SUDESUL, Otaviano Samborjense Lima Dias e Osmar Vigna e representante da SERPHAU, Acyr Ramalho. Naquela oportunidade, o Dr. Otaviano Samborjense Lima Dias, explanou sobre as finalidades da Associação dizendo dos frutos que os municípios do Noroeste do Paraná poderiam colher, uma vez concretizada a iniciativa exposta. Ressaltou pontos fundamentais do desenvolvimento dos municípios e das comunidades que comporão a Associação, mormente no tocante a planos diretores de desenvolvimento integrado e assuntos que dizem respeito ao municipalismo em geral. A AMUNPAR foi declarada de Utilidade Pública Estadual pela Lei nº 6.627, de 17 de outubro de 1974 e conta hoje com 28 municípios afiliados.

                   Relato do Primeiro Presidente, Sr. Dionísio Dal-Prá: que a AMUNPAR foi fundada no início de seu mandato de prefeito e inicialmente já existia uma associação de municípios do extremo noroeste do Estado fundada pelo então prefeito de Loanda, Dr. Hugo Accorsi. Assim, o procurou pedindo que esta associação fosse ampliada e abrangesse todos os municípios da região noroeste, sugerindo que o próprio Dr. Hugo fosse o presidente, mas não houve consenso de imediato. Depois de alguns meses, procurou a ajuda da SUDESUL, órgão do Ministério do interior, que coordenava na época a implantação destas associações de municípios. Houve um consenso e foi convencido a ser o primeiro Presidente da então criada associação, conhecida como AMUNPAR, com sede em Paranavaí. Afirmou que foi uma satisfação ser presidente desta Associação por dois mandatos e divide esta alegria com os demais ex-presidentes, pois tem certeza que a intenção de cada um foi fazer com que a região noroeste fosse bem representada e que gerasse retorno a comunidade através do desenvolvimento regional, já que a região noroeste sempre foi muito pobre em relação às outras regiões do Estado.

Histórico

A Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense – AMUNPAR, entidade de direito privado sem fins lucrativos, fundada em 04.07.1971 e declarada de Utilizada Pública pela Lei Estadual nº 6.627 de 17.10.1974, atualmente congrega 28 municípios da região noroeste do Paraná, com sede própria no município de Paranavaí – PR, localizado na Rua Professora Neuza Cascão Borba, nº 1.691, Jd. Antigo Aeroporto, CEP 87.705-160, possui uma história de 46 anos de serviços prestados ao municipalismo.

Tem sua diretoria eleita e empossada nos termos estatutários, integrada por prefeitos, que representam os municípios associados. A gestão dá-se de forma colegiada, incluindo cargos de Presidente, Primeiro e segundo Vice-Presidentes, Secretário Técnico, Secretário Administrativo, Conselheiro junto a AMP e Conselho Fiscal. A AMUNPAR foi criada por desejo dos Prefeitos Municipais que desejavam a consolidação de uma entidade regional forte que representassem os Municípios da Região Noroeste do Estado do Paraná que fazem parte são: Alto Paraná, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Diamante do Norte, Guairaçá, Inajá, Itaúna do Sul, Jardim Olinda, Loanda, Marilena, Mirador, Nova aliança do Ivaí, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Paranapoema, Paranavaí, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz do Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, São Pedro do Paraná, Tamboara e Terra Rica.

Missão

Lutar pelo fortalecimento da autonomia municipal e do movimento municipalista, contribuindo com soluções políticas e técnicas  para excelência na gestão e qualidade de vida da população.

Visão

Consolidar o movimento municipalista, fortalecer a autonomia dos municípios e transformar a AMUNPAR em referência na representação municipal.

Finalidade

A AMUNPAR é uma entidade que defende os interesses comuns dos municípios associados, prestando assistência político-institucional e técnica, com as seguintes finalidades:

1. Congregar os municípios associados, promovendo a cooperação intermunicipal e intergovernamental, representando-os na solução de problemas municipais comuns e defender seus legítimos interesses junto aos Governos Estadual e Federal; 2. Divulgar os princípios da doutrina municipalista, visando conscientizar prefeitos e autoridades municipais e procurando situar o município na sua legítima posição no contexto da organização nacional; 3. Promover reuniões e discussões municipalista para captar o pensamento e as reivindicações dos administradores municipais, encaminhando suas conclusões e solicitações as autoridades ou órgãos competentes, pugnando pela concretização das mesmas; 4. Ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dos municípios, visando a integração destes, prestando-lhes auxílio político, técnico e administrativo relacionado com as atividades dos municípios; 5. Realizar levantamentos dos problemas existentes na microrregião, buscando o atendimento das prioridades pelos poderes públicos, além de reivindicar e defender os interesses econômicos, sociais e administrativos dos municípios; 6. Realizar atividades por meio de execução direita de projetos, programas ou planos de ações, relacionados nas mais diversas áreas e setores, através de doação de recursos físicos, humanos e financeiros da entidade, ou prestação de serviços intermediários de apoio aos órgãos e servidores públicos ligados e sob responsabilidade dos municípios.

Compromisso

Buscar soluções políticas e administrativas para atender e dar cumprimento a atual legislação federal e estadual, para as prefeituras buscando melhorar a gestão municipal e prestar a assistência técnica que se faz necessária para essa melhoria, desenvolvendo a eficácia e eficiência na administração municipal.

logo_oficial